quarta-feira, 2 de junho de 2010

Parciais do 1º ano (Sociologia)

• Leia a prova com atenção.
• Não se esqueça de se identificar nas postagens.
• Das questões abaixo escolha apenas duas para responder.
• Não se esqueça de identificar as questões escolhidas.

1) Aponte um princípio da sociologia positivista e da histórico e crítica propostas por Pedrinho Guareschi.
2) Diferencie o significado da terra dentro da cultura dos povos nativos do Ceará e a cultura do colonizador europeu.
3) Explique o sentido da “Guerra Justa” promovida pelos europeus contra os povos nativos no atual território do Ceará.
4) Explique o que significou a catequese para as culturas nativas do Ceará do Período Colonial.

2 comentários:

  1. Ariel Rufino 1°B
    QUESTÃO 01:SOCIOLOGIA POSITIVISTA:As mudanças são vistas de forma positiva para quém detém o poder.HISTÓRICO-CRÍTICA:A mudança é vista como algo nocivo ao funcionamento social.

    QUESTÃO 02:Para os nativos do Ceará,a terra significava fonte de alimentação,sobrevivência e moradia.Para os Europeus a terra do Brasil significava apenas uma fonte de riqueza que eles queriam explorar e conquistar.

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  2. (QUESTÃO 3)à tese de doutorado com o mesmo título defendida em 2004) procura rediscutir o processo de resistência de alguns povos indígenas no sertão da Capitania de Pernambuco e suas anexas, no período do pós-conquista territorial, que abrange a segunda metade do século XVIII e início do século XIX (1757 a 1823). Através do levantamento e análise da documentação deste período, bem como a partir de uma crítica historiográfica, procura explicar como esses povos sobreviventes das várias guerras de extermínio impetradas pelo colonizador conhecidas genericamente por "Guerra dos Bárbaros" (1650 a 1720), continuaram a resistir. Propõe reconstruir as várias formas de ação e reação desses povos ao colonialismo (conflito-guerras/negociação-alianças) a partir da fase pombalina, buscando compreender como agiram e reagiram à transformação dos seus aldeamentos em vilas. Essas são entendidas como um espaço singular de estudo sobre as relações entre indígenas e a sociedade colonial e por isso implicavam não apenas em um locus de subordinação, mas também de resistência. Mostra ainda como esses povos conviveram com as demais forças sociais, isto é, colonos, bandeirantes, missionários, diretores e com o Estado – suas instituições, leis e decretos. Neste sentido usou-se como baliza para delimitação cronológica inicial da pesquisa a implantação do Diretório (1757), já que representava o principal marco legal da ação do Estado pombalino referente às populações indígenas, passando pela versão adaptada do "Diretório do Maranhão" (a "Direção com que interinamente se devem regular os índios das novas vilas e lugares eretos nas aldeias da Capitania de Pernambuco e suas Anexas) – datada de maio de 1758 – até sua extinção, em 1798, indo finalizar no ano de 1823 (ano de criação da proposta de José Bonifácio de Andrada e Silva, "Apontamentos para a civilização dos índios bravos do Império do Brasil"), quando o Império se firma como forma de governo independente.

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